Engenharia Antissismica
ENGENHARIA ANTISSÍSMICA AJUDANDO A SALVAR VIDAS
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina Metodologia Científica do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Itapiranga (FAI).
Sumário
1 TEMA A Engenharia Antissísmica ajudando a salvar vidas.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA O assunto se delimita especialmente a tecnologia existente que é aplicada as construções em lugares que sofrem com instabilidade tectônica, para evitar a queda de edifícios e de casas causando mortes. Tecnologia que é empregada principalmente em áreas com frequentes atividades sísmicas, como no caso do Japão, dos EUA, Chile e vários outros países do mundo. Tecnologias existentes para amenizar os estragos causados pelos sismos, investimentos neste tipo de tecnologia no Japão.
3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O ser humano é capaz de vencer as forças da natureza, como no caso dos terremotos que são o alvo principal dessa pesquisa, ou precisamos aprender a conviver com esses desastres, que devastam cidades inteiras, deixando destruição e mortes, e no fim termos que reconstruir tudo do zero e o que o Japão, um dos países mais atingidos por terremotos do mundo, faz para amenizar os estragos dos terremotos em suas construções e qual a diferença de uma construção no Brasil para uma construção no Japão e os custos da tecnologia antissísmica são viáveis e a implantação da tecnologia antissísmica atualmente já trouxe resultados positivos?
4 OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Tentamos aqui estudar e analisar os progressos da engenharia no que se trata a tecnologia antissísmica, construções mais resistentes a terremotos, que atingem áreas de instabilidade tectônica em todo o planeta, como no caso do Japão que é um país que sofre