Artigo - Terremotos
Os solos tem grande importância para o engenheiro civil, como material de construção e de fundação. Nas barragens de terra, nas fundações de estruturas, o solo esta sujeito a esforços que tendem a cisalhar e a comprimir, provocando deformações e podendo levar a ruptura. O objetivo desse trabalho é fundamentar como ocorrem, se originam, são detectados e suas principais consequências na natureza a ruptura denominada terremoto.
No mundo e no Brasil as questões ambientais vêm ganhando enorme repercussão, não somente pelas notícias divulgadas, mas também pela consciência ambiental de uma crescente parte da população. Impacto Ambiental é qualquer alteração significativa no meio ambiente, em um ou mais de seus componentes provocados pela ação humana. Obviamente, fenômenos naturais como erupção vulcânica, incêndio florestal espontâneo e terremoto causam igualmente impactos no meio ambiente. (COSTA et al., 2012)
Entretanto, um dos eventos catastróficos na engenharia civil é o terremoto, sendo as consequências mais impactantes na destruição do meio ambiente e ao homem.
2 O QUE SÃO TERREMOTOS
Segundo (Assumpção e Neto, 2000) terremoto pode ser definido como um lento movimento das placas litosféricas, da ordem de poucos centímetros por ano, as tensões vão se acumulando em vários pontos, especialmente perto de suas bordas. As tensões acumuladas podem ser compressivas ou distensivas, dependendo da direção e movimentação relativa entre as placas. Quando essas tensões atingem o limite de resistência das rochas, ocorre uma ruptura conforme Figura1. O movimento repentino entre os blocos de cada lado da ruptura geram vibrações que se propagam em todas as direções, e este plano de ruptura denomina-se falha geológica.
Os terremotos podem ocorrer no contato entre duas placas litosféricas mais frequentemente ou no interior de umas delas, sem que a ruptura atinja a superfície, como no exemplo da Figura1. O ponto onde se inicia a