Ondas sismicas
Introdução
Ondas sonoras
Terremotos
Sismologia
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Desde tempos antigos, o interior do planeta Terra é estudado, especificando o estudo das ondas produzidas pelos terremotos, uma vez que estas se deslocam de forma diferente nos vários tipos de material, sendo assim, ondas sonoras e ondas sísmicas, estão relacionadas à origem dos terremotos. Os terremotos são os fenômenos naturais mais marcantes envolvidos com a propagação das ondas mecânicas (onda sonora e onda sísmica), que é necessário um ponto denominado foco situado na superfície vertical da Terra, que a partir dele que há a liberação de energia que se afasta pelo interior da Terra, que se propaga através de ondas sísmicas, e parte de sua energia pode ser transmitida no ar, sob forma de ondas sonoras quando ela atinge a superfície da Terra dando inicio a um terremoto.
Ondas sonoras
Onda sonora é uma onda mecânica que necessita de um meio material para se propagar. Assim, diferentemente da onda eletromagnética, a onda sonora não se propaga no vácuo.
Em Física definimos ondas sonoras como sendo ondas mecânicas, pois somente se propagam através de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar no vácuo.
Mas como se formam as ondas sonoras?
As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso, o ar.
Esse tipo de onda é denominado onda longitudinal, pois as moléculas constituintes do meio se aproximam e se afastam umas das outras de forma alternada. Cada secção do meio através do qual passa a onda longitudinal apenas oscila ligeiramente em torno de uma posição de equilíbrio, enquanto a onda