Ondas sismicas
As ondas sísmicas são movimentos vibratórios das partículas das rochas que se transmitem segundo superfícies concêntricas devido à libertação súbita de energia no foco sísmico.
Que tipos de ondas sísmicas existem?
Existem dois tipos de ondas sísmicas, sendo que umas são chamadas ondas de volume ( de profundidade) que podem ser longitudinais ou primárias (P)e ondas transversais ou secundárias (S), e outras que se denominam ondas superficiais, que podem ser ondas de Love e ondas de Rayleigh, sendo assim no total originam-se quatro tipos de ondas sísmicas.
[pic]
Como se propagam as ondas sísmicas?
As ondas Primárias propagam-se através dos líquidos, sólidos e dos gases e a sua propagação pode ser comparada à das ondas sonoras. A sua propagação produz-se por uma série de impulsos alternados de compressão e de distensão através das rochas, havendo, assim variações do volume do material. Estas ondas deslocam-se no sentido da propagação da onda, (paralelamente). As ondas S propagam-se nos sólidos mas não nos líquidos e o seu comportamento pode ser comparado ao das ondas luminosas. São mais lentas que as anteriores, pelo que chegam ás estações sismográficas com atraso variável em relação ás ondas P. Estas ondas provocam mudança da forma do material, mas não do volume. As ondas S deslocam-se num plano perpendicular á direcção de propagação. As ondas love e Rayleigh, tal como as S são ondas transversais, resultantes das interferências entre as ondas S e entre as ondas S e P, respectivamente. em que as partículas constituintes dos materiais rochosos vibram perpendicularmente á direcção de propagação da frente da onda. As ondas sísmicas Rayleigh descrevem trajectórias elípticas semelhantes às vagas do mar. São as ondas mais lentas, mas simultaneamente as mais destruidoras.
[pic]
Geologia