V de gowin - ondas sismicas
403 palavras
2 páginas
O tema apresentado pelo autor é a valoração. Não sendo a vida para o Homem “um simples espetáculo”, no qual este se limita a observar mantendo-se neutro, surge uma necessidade de adotar uma posição positiva ou negativa face às situações, ou seja, valorar. Desta forma, o homem assume como que o papel principal neste grande espetaculo que é a vida e diferencia as açoes através de valoresO autor defende que a valoração é uma carateristica do Homem e que esta sempre presente na sua vida. Sem ela, não era possível estabelecer diferenças estre tudo o que nos rodeia, por exemplo, bonito e feio. E, desta forma, consideramos “todas as açoes como equivalentes”, o que na verdade não se verifica. Segundo luís lavelle, não há açoes equivalentes, pois o valor de uma açao depende do valor conotado pelo individuo. Assim, valorar não é mais do que uma “tomada de posição” por parte do sujeito e traduz os seus critérios valorativos pessoais.
Valorar é um ato que se exerce na presença de objetos ou situações reais. Perante isto, o sujeito poderá experienciar sentimentos de adesão ou repulsa face às situações,ou seja,preferir umas , rejeitando outras. Por isto traduz-se por atribuir-lhe valor(quer positivo ou negativo), ou seja, valorar.
É necessário definir critérios trans-subjetivos de valoração pois, estes critérios são fundamentais para a evolução do ser humano e dos valores. Sendo que vivemos numa aldeia global, a criação deste tipo de critérios que ultrapassam o individuo é uma grande mais valia na promoção da igualdade entre todos os povo.
Criterios trans-subjetivos de valoração
Dignidade humana(é bom tudo o que a promove)
Fundamentação consensual(consenso)
Democrático (compartilhado de modo mais amplo, ou seja, maior bem para o maior numero de pessoas e menos mal para o menor numero de pessoas)
Diversidade cultural
Etnocentrismo- observação de outras culturas em função da sua. (racismo, chauvinismo e xenofobia)
Relativismo cultural prespetivam outras culturas em