vulcão
Os terremotos são fenômenos que podem se formar através de falhas geológicas, vulcanismos e principalmente pelo encontro de placas tectônicas. A maioria dos terremotos é provocada pelas pressões aplicadas em duas placas contrarias. Por isso as regiões mais vulneráveis a ocorrência dos terremotos são aquelas que se encontram próximas as bordas das placas tectônicas. No Brasil existe um mito que não há terremotos no país, na verdade eles existem, mas geralmente são muito pequenos e não geram muitos estragos, por serem de baixa intensidade, isto acontece pelo fato do Brasil estar localizado em uma área privilegiada que e no centro de uma placa tectônica, local onde pode sentir somente abalos sísmicos, pela falta de pressão suficiente para gerar um terremoto de grande proporção.(Professor George Sand, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília 2011.)
( Segundo reportagem do AGAZETA do Acre.com) O Acre é a região do Brasil que registra o maior número de abalos sísmicos. A razão se dá pelo fato de o Estado estar localizado na borda da Placa de Naz-ca, que passa embaixo da Placa Sul-americana, formando as Cordilheiras dos Andes. A constante movimentação das placas tectônicas gera os tremores de terra de grande magnitude. O que livra a população acreana de ser afetada pelos abalos é que os mesmos acontecem, em sua grande maioria, a mais de 100 quilômetros de profundidade.
2. PROBLEMA DE PESQUISA
Nesse trabalho estamos procurando explicar como funcionam os terremotos no território nacional;
2.1 CONTEXTUALIZAÇAO DO PROBLEMA
Pelo fato de estarmos localização no continente sul-americano, existem poucas atividades sísmicas, o que resulta em menos estudos sobre esses fenômenos. Os artigos e estudos relacionados à sismologia em sua maioria estão escritos em outras línguas,e a aplicação de técnicas para adquirir dados são de custo elevados.
Os aspectos citados acima são os principais problemas relacionados ao