Terremotos do Japão e do Haiti: Comparação
O Haiti se encontra entre duas placas tetônicas (do caribe e norte americana), igual que o Japão, o fato de estar entre estas placas, onde pode ter movimentos tetônicos, aumenta a provabilidade da ocorrência de um terremoto. No caso do Haiti terremoto que ocorreu no Haiti foi provocado pelo deslizamento e compressão entre as placas tectônicas norte-americana e caribenha. O terremoto foi de 7 graus na escala Richter, que além de ter sido muito forte não se compara ao do Japão.
O terremoto do Japão foi do tipo convergente, ou seja que as placas colidiram, criando um forte terremoto. No Haiti foi uma mistura entre movimento convergente e transformante porque graças a que a placa norte-americana cobre tanto a parte de cima quanto o lado direito (quando olhando olhando para um mapa) da placa caribenha, então ao se movimentar para a esquerda as placas tem um movimento transformante por cima e convergente pela direita.
Quando um terremoto é de 7 graus na escala de Ritcher, se estima que vai provocar centenas de mortes e derrubar construções. Quando é maior que 8 já se considera que pode destruir um país inteiro, causando milhares de mortes. Considerando que o do Haiti foi de 7 graus e causou acima de 200 mil mortes e