TERMOS TÉCNICOS DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
TERMOS TÉCNICOS DOS MOTORES
DE COMBUSTÃO INTERNA
2.1 - INTRODUÇÃO
2.2 - PRINCIPAIS TERMOS TÉCNICOS
2.3 - EXERCÍCIOS PROPOSTOS
UNIDADE 2
TERMOS TÉCNICOS DOS MOTORES
DE COMBUSTÃO INTERNA
2.1 - INTRODUÇÃO
Na unidade anterior, você relembrou fundamentos importantes para o estudo das máquinas de combustão interna. Agora, você vai aprender a definir certos termos utilizados na linguagem dos fabricantes, operadores e manutentores de motores de combustão interna. Aprenderá também a fazer cálculos simples envolvendo esses termos.
2.2 – PRINCIPAIS TERMOS TÉCNICOS DE MOTORES
Para você compreender melhor os termos técnicos que vamos estudar agora, faremos de conta que o cilindro do nosso motor é transparente. Isto vai permitir que você tenha uma idéia exata das posições do êmbolo no seu interior.
2.2.1 - DIÂMETRO DO CILINDRO: é a medida do segmento de reta que, passando pelo centro da circunferência interna do cilindro, toca as suas paredes em dois pontos. Seu valor é normalmente expresso em milímetros. No nosso estudo, o diâmetro do cilindro será representado pela letra “ D ”. (fig. 2.1)
2.2.2 - PONTO MORTO SUPERIOR: é a posição extrema que o êmbolo alcança no cilindro, mais próxima da sua tampa ou cabeça. (Fig. 2.2)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
A abreviatura de ponto morto superior em português é PMS, em espanhol PMA (ponto muerto alto) e em inglês TDC (top dead center). Essas considerações são importantes porque, na prática, você poderá encontrar quaisquer dessas iniciais gravadas nos volantes dos motores. Saiba desde já que elas são muito importantes, principalmente por ocasião das inspeções, montagens e regulagens dos motores.
Você reparou que, quando o êmbolo se encontra no PMS, fica um espaço entre ele e a tampa do cilindro ?
2.2.3 -