Aparição
Vergílio Ferreira
-Nasceu a 28 de Janeiro de 1916 em Melo, concelho de Gouveia.
-A 1 de Março de 1996 morre em Lisboa, deixando incompleta a obra: Cartas a Sandra.
História:
Em “Aparição”, de Vergílio Ferreira, acompanhamos Alberto Soares, um professor de português e latim, que se havia mudado para Évora onde irá leccionar, influenciar e transformar a vida e mentalidade não somente dos seus alunos mas sim de todos os que o rodeiam.
Alberto parte da Beira, sua terra natal, e chega a Évora, em Setembro, preparado para desfrutar a calma e paz inerentes do Alentejo mas igualmente pronto para iniciar as suas aulas.
Desde cedo questiona a vida e a morte, deseja sempre conhecer sempre mais das coisas mas o facto de estar constantemente a questionar-se leva-o a uma problemática: “justificar a vida em face de inverosimilhança da morte”. ( é quando algo/alguém que se afasta da realidade.)
A família Moura, amigos do falecido pai de Alberto, Álvaro Soares, assim que toma conhecimento que Alberto se encontra em Évora, trata de realizar um jantar para poderem manter o contacto.
Cristina era a filha mais nova dos Moura, tinha sete anos, era tímida com um aspecto angelical e marcou Alberto pela música que tocou (Chopin) ao jantar. A outra filha de moura era Sofia, que será muito importante para o desenrolar da acção... Sofia surge como uma aparição para Alberto, tem vestido um “vestido branco, colado como borracha e um corpo intenso e maleável”, através da descrição feita por Alberto depreendemos que, algum sentimento para além da amizade se inicia e que Sofia era uma jovem não tão recatada numa família tradicional como seria de esperar...
Sofia e Alberto iniciam um relacionamento amoroso que será prejudicial pois está envolvido com uma aluna, tal chega ao reitor do liceu em que lecciona e Alberto é avisado das possíveis consequências de seus actos.
“Aparição”
Vergílio Ferreira
Ao mesmo tempo que inicia o seu relacionamento amoroso com