A aparição do demônio na fábrica, no meio da produção.
A HISTÓRIA PASSA NO ANO DE 1956/57, NA CIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL, EM UMA FÁBRICA COM O NOME DE CERÂMICA SÃO CAETANO S.A., NA ÉPOCA O ADOLESCENTE COM 17 ANOS, FOI TESTEMUNHO DO QUE HAVIA OCORRIDO, MUITAS OPERÁRIAS NA ÉPOCA, DIZIAM TER VISTOS DEMÔNIOS NO LOCAL, CHEGARAM A TER DESMAIOS . SOCORRIDAS, QUANDO VOLTAVAM A SI, ALEGAVAM TER VISTO O DEMÔNIO ESPREITÁ-LAS DE UM CANTO DE UM IMENSO SALÃO. AS VISÕES SÓ TERMINARAM QUANDO A EMPRESA RESOLVEU CHAMAR O SARCEDOTE DA PARÓQUIA VIZINHA PARA CELEBRAR A MISSA NO LOCAL.
EM MEIO AS ENTREVISTAS DEPOIS DE MUITOS ANOS PARA QUE O AUTOR ESCREVESSE O QUE REALMENTE ACONTECEU,ALGUNS DOS ENTREVISTADOS NÃO LEMBRAVAM MUITO DO OCORRIDO NA ÉPOCA. APESAR DE TER SIDO FEITO UMA MISSA EM PLENO PÁTIO DA EMPRESA EM FRENTE À IMAGEM DE SÃO CAETANO QUE LÁ FICAVA.
DE MODO GERAL AS ENTREVISTAS MOSTRARAM QUE GUARDOU MAIS O ACONTECIDO EM SUA MEMÓRIA, COM EXCEÇÃO DE UM DIRETOR COM QUE TRABALHAVA DIRETAMENTE. ELE COMO “OFFICE-BOY” PODIA PERCORRER TODOS OS SETORES DA FÁBRICA, “ELE ERA CONHECIDO COMO “O MENINO QUE LEVAVA OS PAPÉIS”, APESAR DE TRABALHAR ALI POR MUITOS ANOS, NÃO ERA CONHECIDO.
O TRABALHO QUE ELE FAZIA NÃO CHAMAVA A ATENÇÃO, REMOVER O PÓ DOS MÓVEIS E LEVAR PAPÉIS DE UM SETOR PARA OUTRO, OS ADOLESCENTES QUE ALI TRABALHAVAM ERAM INSIGNIFICANTES NO CONJUNTO DE RELAÇÕES SOCIAIS DA EMPRESA. MAS OS ADOLECENTES COMO ELE PODIAM VER TUDO O QUE ACONTECIA, ERAM INVISIVEIS PARA OS OUTROS.
COM A INAUGURAÇÃO DE UMA NOVA SEÇÃO DE PRENSAGEM UM NOVO FORNO, E UMA NOVA SEÇÃO DE ESCOLHA.
SOCIOLOGICAMENTE, O APARECIMENTO DO DEMÔNIO QUE DA SENTIDO AQUELES ACONTECIMENTOS. POR SUA VEZ, APARIÇÃO NÃO PODE SER COMPREENDIDA E NÃO NO QUADRO DAS CIRCUNSTÂNCIASCRIADAS PELAS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS INTRODUZIDAS NA PRODUÇÃO.
UM ANO APÓS A APARIÇÃO DO DEMONIO, HOUVE UMA GRANDE GREVE DE OUTUBRO DE 1957. INICIADA NA CIDADE DE SÃO