Mercado virtual
A Internet é uma ferramenta muito útil no mundo moderno pois nos fornece acesso a uma quantidade incrível de informação possibilitando a formação de novas formas de interação, organização e atividades sociais. Uma das principais vantagens da internet foi a grande revolução na forma com que nos comunicamos e buscamos informações. Hoje é muito difícil imaginar como seria a nossa vida sem comunicadores instantâneos como o Windows Live Messenger® e Skype® ou sem o uso dos buscadores como Google e Bing.
Dentro deste novo universo surgiram as Redes Sociais, cujo o objetivo é aproximar os usuários no vasto mundo da internet. As Redes Sociais proveêm meios de encontrarmos e interargirmos com as pessoas do mundo inteiro. Hoje se quisermos achar um amigo de infância basta fazer uma busca em sites como Orkut e Facebook. Para experimentar novas músicas temos serviços que tentam nos fazer recomendações baseados no que pessoas com gosto musical parecido com o nosso escutam mundo afora, como é o caso do Firefly. Até mesmo em compras feitas pela internet podemos ver a opinião de outros usuários antes de decidir qual o melhor fornecedor para o produto desejado. Com o poder das interações sociais tivemos industrias que foram revolucionadas, agora no lugar de jogar apenas com as máquinas jogamos com humanos, o que torna o jogo muito mais interessante pois o comportamento humano não é previsível.
Neste capítulo veremos as diversas maneiras de interação em redes sociais e como a informação gerada pelos usuários das mesmas pode ser utilizada em diversos contextos. Veremos a teoria por trás dos diversos tipos de aplicações que fazem uso dessas redes e tentaremos mostrar como elas mudaram nossa vida e a maneira de interagir com o mundo.
2. Fundamentos de Redes Socias
Em seu trabalho sobre análise de redes sociais, realizado em 1994, Wasserman e Faust conceituaram Rede Social como a junção de um ou mais conjuntos finitos de atores com uma ou mais relações entre