Fordismo
Resumo:
Fordismo é um sistema de produção que revolucionou a indústria, foi criado na primeira metade do século XX pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa.
O fordismo era tratado como uma associação de normas do trabalho com a produção e o consumo. O conjunto de praticas do meio econômico, técnicas, gerenciais que formam uma estratégia especifica do capital reproduzir-se de forma ampliada.
Nesse sistema a potencialidade produtiva do trabalho parcelado e levada ao limite, com a solução encontrada por Ford o trabalho parcelado seria aquele que cada qual é responsável por um processo diferente.
Os trabalhadores também foram muito beneficiados, contudo a respeito do acumulo de operários nas indústrias, ficou mais fácil à mobilidade e organização do trabalho. Fato que resultou em uma serie de conflitos entre o capital e o trabalho.
As transformações industriais que o fordismo causou, foi responsável por remodelar o sistema econômico e trabalhista como o aumento na segurança do emprego, a diminuição no desemprego e também um aumento significativo dos salários.
Introdução
O tema abordado neste artigo são as mudanças provocadas no mundo do trabalho por conta da transição da produção em massa para a produção flexível, e a expansão do setor informal e de serviços. Mas, mais do que isso, o ponto principal do argumento é de que as características do fordismo estão presentes na sociedade atual, em parte do setor informal e de serviços. Procurando tomar o cuidado de respeitar as devidas proporções de se estar comparando um modo de produção com um modo de venda.
Retomar a época fordista buscando caracterizar o modo de produção e as suas características, importantes organizadores da indústria até meados da segunda metade do século passado, juntando as transformações na organização da produção no final do século XX e início do XXI, com o advento do sistema produtivo flexível. Além de