Trabalho Modelo Unopar
A atividade propõe a produção individual de um texto, após a leitura do artigo: “Da rotina a flexibilidade: Análise das Características do Fordismo fora da Indústria”, e os estudos do semestre, seguindo o roteiro preestabelecido por cada disciplina, Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional demonstrando depois de análise a inter-relação entre os assuntos com o objetivo de demonstrar as mudanças provocadas no mundo do trabalho por conta da transição da produção em massa para a produção flexível, e a expansão do setor informal e de serviços. Mas, mais do que isso, é de demonstrar que as características do Fordismo estão presentes na sociedade atual, em parte do setor informal e de serviços.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional
Conceitua-se, a partir da pesquisa e leitura os seguintes aspectos a respeito da aplicabilidade dos conceitos de Ford na atualidade:
O sistema de Ford caracterizou-se pela aceleração da produção através de trabalho ritmado, coordenado e econômico. Ele adotou três princípios:
• princípio da intensificação - diminuição do tempo desde a fabricação da matéria- prima até a colocação do produto no mercado;
• princípio da economicidade - reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima;
• princípio da produtividade - aumentar a capacidade de produção de um homem através da especialização e linha de montagem.
Para isso, a empresa deveria adotar a verticalização, chegando a dominar não apenas as fontes das matérias-primas, mas até os transportes de seus produtos. Para reduzir os custos, a produção deveria ser em massa, e dotada de tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade de cada trabalhador. O trabalho deveria ser também altamente especializado, cada operário realizando apenas um tipo de tarefa. E para garantir elevada produtividade, os trabalhadores