Caps ad
Um assistente social atua, através de pesquisas e análises da realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos buscando diminuir as disparidades sociais.
O mesmo quando atende a um individuo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que essa pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.
Em seu trabalho no CAPS o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses usuários sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão e os ajudando a perceber sua capacidade de expansão e crescimento.
Através da intervenção o Assistente Social provocará o desenvolvimento de uma consciência crítica ao trabalhar as relações dos usuários e de seus familiares através de ações educativas que poderá produzir e oportunizar crescimento pessoal no cotidiano da vida de cada um ou não, principalmente vivendo em uma sociedade que exclui e separa, por classes sociais. Os desafios estão colocados no cotidiano da vida, e muitos destes desafios são de sobrevivência, desde o dia que nascemos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O assistente social trabalha na prestação de serviço direto com os usuários, dependentes químicos e ele deve ter um olhar critico com visão ampla atuando nos programas internos e nas necessidades diárias dos usuários. O Serviço Social deverá promover o diálogo, estabelecer comunicações, trabalhar em rede através das políticas sociais, algo presente na vida contemporânea e um desafio posto na sociedade.