Termofisica
Dois objetos feitos do mesmo material têm capacidades térmicas proporcionais a suas massas. Então tornasse conveniente definir um calor específico ”c”, que se refere a um objeto, mas a uma massa unitária do material de que é feito o objeto. De acordo com as definições de caloria e Btu, o calor específico da água é: A tabela a seguir mostra se os calores específicos de algumas substâncias à temperatura ambiente.
Calor Específico Molar
O mol em muitas vezes é a unidade mais conveniente para especificar a quantidade de uma substância, definido da seguinte forma: unidades elementares de qualquer substância.
Quando a capacidade calorífica é dada para um mol de substância, esta passaa designar-se capacidade calorífica molar ou calor específico molar.
Um Ponto Importante
Para determinar e utilizar corretamente o calor específico de uma substância é preciso conhecer as condições em que ocorre a transferência de calor. No caso de sólidos e líquidos, em geral supomos que a amostra está submetida a uma pressão constante (normalmente, a pressão atmosférica) durante a transferência. Entretanto, também podemos imaginar que a amostra é mantida com um volume constante durante a absorção de calor. Para isso, a dilatação térmica da amostra deve ser evitada pela aplicação de uma pressão externa. No caso de sólido e líquido isso é muito difícil de executar experimentalmente, mas o efeito pode ser calculado, e verifica-se que a diferença entre os calores específicos a pressão constante e a volume constante é relativamente pequena.
Calores de Transformação
O calor quando transferido para uma amostra sólida ou liquida nem sempre aumenta a temperatura. Em vez disso, pode mudar de fase (ou de estado). A matéria pode existir em três estados. No estado líquido, sólido e gasoso.
Fundir um sólido significa fazê-lo passar do estado sólido para o estado líquido. O processo requer energia porque os átomos ou moléculas do sólido devem