Exclusão social no brasil
O presente estudo, sobre o índice de exclusão social no Brasil, tem como objetivo transmitir a importância deste para a efetivação das políticas públicas sobre o assunto. Este índice aponta a essência do problema da fome, da miséria e da pobreza de grande parte dos brasileiros, através de seus preceitos e características, teve o mérito de construir um mapa da pobreza com o objetivo de mostrar as localidades com maiores problemas de exclusão social, trazendo transparência para o tema. Utiliza-se da metodologia indutiva, descritiva e explicativa com coleta de dados bibliográficos. Primeiramente, fez-se um levantamento histórico sobre como o tema foi tratado por diversos governos, economistas, sociólogos e outros. Além disso, haverá a descrição de como esses índices foram aplicados para o caso brasileiro e quais foram seus resultados. A exclusão social deve ser resolvida para que, efetivamente, todos os brasileiros tenham acesso aos bens, serviços e direitos destinados aos cidadãos e juntos possamos construir um novo país
A exclusão como conceito, não como sentido do vivido
“O rótulo acaba se sobrepondo ao movimento que parece empurrar as pessoas, os pobres, os fracos, para fora de suas “melhores” e mais justas e “corretas” relações sociais, privando-as dos direitos que dão sentido a essas relações. Quando, de fato, esse movimento as está empurrando para “dentro”, para a condição subalterna de reprodutores mecânicos dos sistema econômico, reprodutores que não reivindiquem nem protestem em face de privações, injustiças, carências.”
Exclusão-pobreza
“É preciso, pois, estar atento ao fato de que, mudando o nome de pobreza para exclusão, podemos estar escamoteando o fato de que a pobreza hoje, mais do que mudar de nome, mudou de forma, de âmbito e de conseqüências”.
“Inclusão precária e instável, marginal.”
Temos de admitir que a idéia de exclusão é pobre e insuficiente. Ela nos lança na cilada de discutir o que não está