Pobreza e exclusão social no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 11 ALMEIDA, Francisca Narjana. Exclusão social: dignidade humana como fator de inclusão.2007. Disponível em: http://jusvi.com/artigos/30317. Acesso em: 16. nov. 2010 11
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho busca a reflexão e a compreensão da exclusão social e a pobreza, que muitas são as indagações que podem ser trazidas a análise do tema da pobreza, da exclusão social e da questão do acesso e exercícios de direitos na sociedade moderna, seja ela urbana ou agrícola. O que faz dela um problema social, que traços a diferem da pobreza de outrora, o que permite falar em exclusão social.
E em uma sociedade de tamanhas desigualdades como a brasileira, marcada pela injustiça, pela ausência de compromisso das instituições públicas para com a maioria da população, constituída pelo seu segmento mais carente, pela negação de direitos, pela discriminação histórica.
Pode-se então, facilmente observar que a proclamada igualdade não é concreta e que dá uma possibilidade de repensarmos o nosso paradigma sobre a questão social com um olhar antropológico.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil, nas últimas décadas, vem confirmando, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza.
2.1 RETRATOS DE UMA INSTABILIDADE INACEITÁVEL A pobreza evidentemente, não pode ser definida de forma única e universal. Contudo, podemos afirmar que se refere a situações de carência em que os indivíduos não conseguem manter um padrão mínimo de vida condizente com as referências socialmente estabelecidas em cada contexto histórico. Apesar de uma pequena queda observada no grau de pobreza, o número de pobres no Brasil, em decorrência do processo de crescimento populacional, aumentou em cerca de 10 milhões, passando