Exclusão social no brasil
VANIA DA SILVA TRINDADE DE SOUSA
EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL
EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL
TRABALHO APRESENTADO COMO REQUISITO PARCIAL PARA
OBTENÇÃO DE APROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA,
ETICA, POLÍTICA E CONOMIA DO BRASIL
NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL NA UNIVERSIDADE UNOPAR
PROFª. MARCIA BASTOS, GIANE ALBIZATTI,
GLEITONLIMA E ROSANE MALVEZI
RESUMO
O atual quadro social brasileiro foi resultado de várias decisões tomadas pela elite social de brancos oriundos de Portugal, que concentravam e concentram a terra nas mãos de poucos hoje no Brasil.
Alia-se a falta de moradia a um histórico descaso com os negros desde o período colonial, até durante boa parte do século XX, para ser compreendida a atual situação da etnia negra no Brasil.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 INÍCIO DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
2.2 DA ESCRAVIDÃO AO TRABALHO ASSALRIADO
2.3 A LUTA DO NEGRO PELA IGUALDADE E EDUCAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
“ Che Guevara, líder revolucionário cubano já dizia que a luta libertava seu espírito, talvez esta seja uma boa comparação, a jornada dos negros no Brasil, povo que construiu e ergueu o Brasil”
2.1 INÍCIO DA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
A sociedade brasileira tal como a vemos, nos noticiários, filmes, novelas e quaisquer meios de comunicação social, não é fruto de algo espontâneo e muito menos de algo planejado. A construção de uma das nações mais ricas e desiguais do mundo deu-se de forma irresponsável unindo itens desde sua geração, que apontavam para um cenário nem um pouco favorável a seu futuro. Dois deles foram significativamente convincentes para esclarecer a disposição social brasileira, a exclusão social e a distribuição de terras. O Brasil já havia sido descoberto quando os primeiros portugueses desembarcaram por aqui em 1533, entre esses portugueses não havia filósofos, cientistas, ou quaisquer tipos de estudiosos. Na verdade havia um grupo de marinheiros e lenhadores, sob ordens do