Terminologias em Tomografia
TERMINOLOGIAS
Algorismo de Reconstrução: Função matemática para realçar ou suprimir os dados coletados. Os aparelhos dispõem de vários algarismos, que podem ser selecionados com base na estrutura anatômica e qualidade da imagem desejada.
Angioct: É o estudo dos vasos por tc helicoidal (principalmente artérias).
Anterior: Representado pela letra A nas imagens, indica a parte anterior do corpo; frequentemente aparece nas reconstruções.
Área (Fov) – Campo de Visão: Diametro de apresentação das imagens adquiridas (Quanto maior o seu tamanho, mais estruturas são visualizadas, porém em tam. menor).
Artefato: Representação na imagem que não se origina das estruturas do corpo do paciente. Os artefatos da TC são causados pelo movimento do paciente, meios de contraste, processamento da TC ou falta de calibração do equipamento.
Axial: É o plano habitual dos cortes tomográfico que divide o corpo em superior e inferior (Plano transversal).
Bomba Injetora: Equipamento que realiza a injeção do MC por via arterial ou venosa, sendo a venosa habitual na TC. Por meio da punção venosa é ligado um cateter a uma seringa com contraste, que está conectada ao equipamento em que está planejada a velocidade, quantidade e o delay para esta njeção.
Calibração: O processo é característico ao do equipamento de TC. Pode mensurar o ar ou realizar testes apropriados com phantons. A calibração mensura as variações da intensidade do feixe e/ou da resposta do detector para obter homogeneidade no campo de visão e precisão no número de TC.
Colimadores: Dependendo do projeto do sistema, pode haver um ou dois conjuntos de colimadores posicionados à frente do paciente, nas linhas Z (eixo de rotação) ou X (plano de exame), e atrás do paciente. Somente na direção Z a colimação afeta tanto a dose de radiação administrada ao paciente quanto a qualidade da imagem.
Coronal: É um plano utilizado nos cortes tomográficos para estudos complementares de algumas regiões, dividindo o