SINTESE
Devemos falar de ``partes de oração, ou ´´partes de discurso´´, ou de classes de palavras´´ ou de ´´espécies de vocábulos``. A primeira dessa denominação tem origem latina, pois a gramatica latina rotulou este capitulo léxico –gramatical de partes Oracionais .
Na tradição Francesa , se optou pelo rotulo ´´ partes de discurso´´(partes do discurso ). Celso Cunha tem um capitulo sobre ´´ classes de palavras´´ e a de Evanildo Bechara um similar sobre ´´classes de vocábulos´´ já Mattoso Câmara Jr. Intitula o capitulo sobre essa matéria de ``espécies de vocábulos``.
A tradição latina tem a perspectiva exclusivamente sintática este livro preferiu o rotulo :´´classes de palavras já que a primazia e dada ao léxico conjunto de vocábulos de um idioma perde a relação da função da palavra. A gramatica latina fundamentou-se em descrições gramaticas do grego língua que tinha muitas afinidades genéticas e tipológicas com o latim, por remontarem a uma mesma família linguística : o indo-europeu.
A tradição latina mais antiga distinguia oito partes oracionais:
Nomina ______nomes
Pronomina ___pronomes
Verba ______verbos
Participa ____particípios conjunctiones _____conjunções
Reposiciones ____preposições
Interseciones ___interjeições.
Os gramáticos latinos medievas incluíram nesta listra duas novas classes ao distinguir os adjetivos dos substantivos na classe nominal e ao acrescentarem a classe dos numerais.
A descrição mais antiga das classes de palavras remota a Dionísio de Trácia (sec.LA.C). Os gregos identificaram , na sua língua, uma categoria _ o artigo _ que o latim não possuía, não sendo, pois assinalada na tradição gramatical latina. Por outro lado, os gramáticos latinos acrescentaram a classe das interjeições e na idade Media, a classe dos adjetivos e a dos numeras .
A tradição gramatical das línguas europeias ocidentais , que inicia na renascença, apenas adaptou as classes identificadas no grego e no