APRESENTACAO TC ISLAN e MARINA
3153 palavras
13 páginas
TOMOGRAFIACOMPUTADORIZADA
Disciplina: Física Médica em Radiodiagnóstico
Docente: Drª Simone Kodlulovich
Discentes: Islan Souza Bernardo
Marina Santiago de Mello
A tomografia computadorizada (TC) é de um método de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X, e permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano em quaisquer uns dos três planos de secção anatômicos.
Difere das radiografias que projetam em um só plano todas as estruturas atravessadas pelos raios-X.
A
TC evidencia as relações estruturais em profundidade, mostrando imagens em “fatias” do corpo humano.
Permite enxergar todas as estruturas em camadas, principalmente os tecidos de sustentação (mineralizados), com uma definição enorme, permitindo a delimitação tridimensional de irregularidades. Existem 2 tipos principais de TC, a tomografia computadorizada tradicional e a tomografia computadorizada de feixe cônico. Os dois tipos de TC tem em comum a utilização do raio-X, mas diferem no(a): engenharia do aparelho de TC; dimensões do aparelho; princípio pelo qual se obtém e se processam as imagens; dose de radiação; e custo do aparelho.
As imagens de TC possuem muito mais informação do que o olho humano é capaz de perceber, porque as imagens digitais são compostas de números que variam, geralmente, de 0 a 4.095, ou seja, podem discriminar aproximadamente 4000 diferentes tons de cinza. Enquanto o olho humano distingue aproximadamente 64 tons de cinza.
Sendo assim uma análise matemática, ou computacional, dessas imagens, são capazes de obter informações que passam despercebidas por um ser humano.
A TC possui uma excelente reprodutibilidade do método, gerando raros erros na repetição das mensurações, tanto intra como interexaminadores. A TC possui alta sensibilidade e especificidade. Resumindo: nas análises qualitativas das imagens, os índices de falso-negativo e falso-positivo são muito baixos.
Quando o paciente apresentar metal (próteses) na área avaliada, a imagem fica