Teoria Contabil mensuracao
Disciplina: Teoria da Contabilidade.
Exercícios de Fixação.
1. Quais as características de um Ativo?
Respostas: gerar benefícios imediatos ou futuros – transformar esses benefícios em entrada líquidas de caixa ou em economia de saídas líquidas de caixa; controlabilidade por parte da entidade; propriedade e posse
2. Cite alguns atributos fundamentais da mensuração de ativos.
Resposta:
Objetividade: os desvios apresentados de uma mensuração para outra serão reduzidos proporcionalmente ao detalhamento e a objetividade das suas regras. Se as regras não forem claras o suficiente, darão margem à subjetividade decorrente dos julgamentos. Segundo Ijiri: "Existem vários graus de objetividade e devemos discutir se uma medida é mais objetiva (ou menos objetiva) do que outra e não se uma medida é objetiva ou não".
Confiabilidade: conforme a ONU (Organização das Nações Unidas):
Um item deve ser reconhecido numa demonstração contábil se ele pode ser mensurado com suficiente confiabilidade, se o valor envolvido pode ser razoavelmente estimado, se é provável que os futuros benefícios econômicos ou recursos associados com ele serão obtidos ou renunciados.
Segundo ijiri "(...) um sistema é confiável quando ele funciona de forma como se espera", e acrescenta que, na Contabilidade a confiabilidade da mensuração é definida como grau de objetividade acrescido de um fator de julgamento. Isso mostra que o grau de objetividade pode ser mensurado, mas a confiabilidade não, pois o julgamento depende de um juízo de valor, o qual, por sua vez, está, relacionado ao particular uso da medida.
Oportunidade: qualquer informação pode vir a perder a sua utilidade se não for oportuna. O benefício da informação está ligado ao tempo em que se presta tal informação, pois o tempo "deteriora" a capacidade informativa das demonstrações contábeis.
Precisão: para fins gerenciais, a mensuração deve ser precisa o suficiente, de forma a permitir ao gestor distinguir o