A CONTROLADORIA COMO CIÊNCIA
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza
1 - Introdução
A globalização e o avanço tecnológico trouxeram inúmeros obstáculos para as organizações. As empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e turbulento, que se transforma a todo instante com uma velocidade alucinante, exigindo das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo destas transformações. A busca por competitividade, através de redução de custos e ganhos de produtividade, está fazendo com que as organizações procurem por inovações tecnológicas que permitam uma vantagem competitiva.
Qualquer organização moderna recorre às Tecnologias de Informação e Comunicação como forma de garantir a função dos sistemas de informação enquanto infraestrutura de suporte ao fluxo de informação na organização.
Neste contexto, surge segundo Mossimann(1999)¹, a Controladoria como conjunta de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Estatística, Matemática, Psicologia e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia.
O conceito de controle econômico está fundamentalmente ligado à escola italiana, precursora da contabilidade como ciência, e o de comunicação de informação econômica está mais ligado à escola norte-americana, que é entendida como uma abordagem da comunicação da Contabilidade, buscando tratar a contabilidade mais com ferramenta administrativa.
Segundo Catelli ², a Controladoria tem por objeto a identificação, mensuração, comunicação e a decisão relativas aos eventos econômicos. Ela deve ser a gestora dos recursos da empresa, respondendo pelo lucro e pela eficácia empresarial.
2 – contabilidade e controle Na visão da escola Italiana notasse como fundamento o controle econômico enquanto que na escola americana está mais ligada a comunicação da informação econômica, podendo