Terminologia Tomografia
Profº Cláudio Souza
Terminologias
Scout
È a primeira imagem em um exame de tomografia computadorizada , se trata de uma radiografia digital da região a ser estudada , e é por ela que se fará a programação do exame. Terminologias
F.O.V. Field of View é o meu campo de visão que deve ser sempre proporcional a estrutura a ser estudada. Se trata de um bloco que deve ser ajustado na região de interesse, que vai de 96 á 510 mm, e tem relação direta a qualidade da imagem.
Terminologias
Incremento ou Índex- É o espaçamento entre um corte e outro e sempre que falamos em aquisições de volume em aparelhos de ultima geração aplica – se a seguinte regra:
O incremento sempre deve ser igual ou menor que a espessura de corte para que haja uma melhor interpolação das imagens.
Sendo assim quando falamos em uma aquisição com 7 com 7 ou 5 com 5 e assim por diante, significa 7mm de espessura com 7mm de incremento, 5 de espessura com 5 de incremento.
Terminologias
Rotação ou revolução – È a volta completa de 360º que o tubo realiza em torno do paciente, que pode ser de até 4 segundos em aparelhos convencionais podendo chegar até 0,5 segundos em aparelhos multislice.
Terminologias
Aquisição de imagem – È o modo como as imagens tomográficas podem ser adquiridas, com a evolução dos tomógrafos essas aquisições passaram a ser 90% no plano axial devido a possibilidade de fazermos reformatações nos diversos planos pós aquisição. Temos dois principais tipos de aquisição:
Convencional - também conhecido como corte a corte onde a mesa se move a cada giro de
360º do tubo para a aquisição de uma imagem por giro.
Helicoidal – também conhecida como volumétrica, o tubo gira continuamente enquanto a mesa se desloca para dentro de gantry, com essa aquisição temos um grande volume de imagens o que nos possibilita o trabalho das imagens pós aquisição.
Convencional
Helicoidal
Terminologias
Pitch- A