professor
Anatomia em grego significa ana (em partes) e tonein (cortar), isto é, cortar em partes ou dissecar.
Dessa forma, a anatomia é a ciência que estuda macroscópica e microscopicamente, a constituição e desenvolvimento dos seres organizados, tanto externa quanto internamente.
Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento do corpo humano.
O corpo humano também é chamado de organismo, pois é constituído por órgão que, associados, formam os sistemas.
A anatomia e fisiologia estão inteiramente ligadas, por isso, não é possível estudá-las separadamente. Sendo assim, serão estudadas as estruturas e suas respectivas funções. Ambas as ciências são subdivididas da biologia, que estuda os seres vivos de modo geral.
Tipos Anatomia
Anatomia Antropológica: tem por objetivo explorar e conhecer as características anatômicas dos povos, raças e etnias.
Anatomia Aplicada: comumente utilizada pela área das ciências da saúde. Destina-se ao estudo da aplicação prática da anatomia, suas estruturas e órgãos que compõem o ser humano.
Anatomia Biotipológica: destinada ao estudo do indivíduo e seu biótipo, caracterizadas por espécies, ou seja, os tipos individuais de construção do corpo humano.
Anatomia Comparativa: estudo baseado na comparação de estruturas morfológicas de diversos indivíduos e espécies.
Anatomia Radiológica: destina-se ao estudo do organismo por meio de imagens radiográficas, tais como, ressonância nuclear magnética, tomografia computadorizada, mamografia, radiografia e outros.
Anatomia Sistêmica: estuda macroscopicamente os sistemas do corpo humano. Ex.: o sistema esquelético é estudado pela osteologia, o sistema endócrino pela endocrinologia e outros.
Anatomia Topográfica: estuda o organismo por regiões e em camadas, a partir de tecidos superficiais ou mais profundos. Ex.: cabeça, tronco e membros.
Nomenclatura Anatômica
O estudo da anatomia compreende os aspectos macro e microscópio dos seres vivos e é uma das ciências