teria da adaptação
O termo holismo vem sendo empregado na enfermagem como abordagem que espelha as realidades complexas dos seres humanos no cosmo.
Essa teoria de Roy está embasada no contexto transcendental, nesta categoria a abordagem holística surge como técnica holográfica–modelo de interação dos elementos que compõem o todo e as partes em que se reflete uma realidade tridimensionalizada. Teoria da Adaptação
1970 – Sister Callista Roy;
O homem é o recipiente do cuidado de enfermagem;
O continuum saúde-doença;
A adaptação do homem ao continuum saúde-doença e a enfermagem
Ao envolvermos a Ciência da Enfermagem nessa constituição interativa do ser, essa teoria nos mostra o sentido do viver humano em um plano biopsicossocial-espiritual e da completa harmonia e equilíbrio desse ser com o ambiente que o circunda, exemplifica o Modelo de Adaptação de Roy.
8-Teoria de Relação Interpessoal de Travelbee e Peplau :
As relações interpessoais constituem-se em instrumentos do cuidado em saúde que vem sendo utilizados pela enfermagem por meio das contribuições de Joyce Travelbee e Hildegard Peplau, nas décadas de 50 e 60 do século passado.
A relação de ajuda , segundo essa Teoria somente seria possível quando o enfermeiro tornar-se um elo entre os pacientes a quem presta cuidado e sua realidade. Sendo desta forma, cada pessoa teria maior iniciativa no desenvolvimento de habilidades pessoais e uma co-participação de forma ativa nos cuidados prestados pelos profissionais.
Em geral muito usado em Enfermagem Psiquiátrica. No entanto, mesmo sendo um conhecimento produzido por uma área específica, esse fator possibilitou a socialização de novas experiências terapêuticas, trazendo esse conhecimento em contribuições ao ensino e à prática assistencial do