Terceiro setor Carlos Montanõ
• Carlos Montaño (2010, p. 14), contrariando esta lógica – da caridade –, apresenta uma análise crítica sobre o surgimento do Terceiro Setor.
• Discute o debate hegemônico que o sustenta, seus pressupostos e promessas, o fenômeno que se esconde por trás desta denominação ideológica.
Para Carlos Montanõ o terceiro setor não se pauta só na caridade, nessa lógica de ajuda. Ele vai falar que o terceiro setor ele é algo já preparado ,pensado por aqueles que detém a hegemonia na nossa sociedade.
• O autor discute ainda funcionalidade doterceiro setor para com o projeto neoliberal,no novo enfrentamento da “questão social” inserido no atual processo de reestruturação do capital. Ele analisa o jogo de interesses entre o Primeiro, Segundo e Terceiro Setor.
• Primeiro Setor – Estado (cumpre a função administrativa dos bens públicos).
• Segundo Setor – Mercado (atua na esfera privada).
• Terceiro Setor – (Sociedade Civil – atua na esfera pública não estatal).
Ressalta-se que o caminho escolhido para a análise do Terceiro Setor aqui apresentada é oda recuperação da crítica da economia política desenvolvida por Marx e centrada no capitalismo monopolista e em sua reestruturação.
Portanto, busca-se explicitar a flexibilizaçãodos mercados nacionais e internacionais, das relações de trabalho, da produção, do investimento financeiro e o afastamento do Estado de suas responsabilidades sociais e da regulamentação social entre capital e trabalho centradamente voltada para o fortalecimento da esfera financeira em detrimento do