PROPOSTA DE TRABALHO
A SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO AMPLIADO,
POR ANTONIO GRAMSCI
Tarso Cabral Violin∗
RESUMO
Análise da sociedade civil e do Estado ampliado, por Antonio Gramsci, da guerra de movimento e guerra de posição, Estado oriental e Estado ocidental, utilizando autores como Carlos Nelson Coutinho, Norberto Bobbio e Carlos Montaño, com uma crítica ao ideário neoliberal do chamado "terceiro setor", que serve para a desresponsabilização do Estado, sua substituição, com entidades dóceis e dependentes do Estado e do Mercado, e não como fundamento para a guerra de posição gramsciana em busca da hegemonia, a ser realizada pela sociedade civil organizada, pelos movimentos sociais, pelas organizações não governamentais combativas.
Palavras-chave: Gramsci. Sociedade Civil. Estado ampliado. Terceiro Setor.
Muito se discute na, atualidade, o papel da sociedade civil e do Estado, quando se trata de temas como o "terceiro setor", organizações não governamentais, movimentos sociais, e a relação destes com o Estado e a Administração Pública.1
Analisa-se-á, neste trabalho, o teórico Antonio Gramsci, principalmente seu ideário do Estado ampliado, o seu conceito de sociedade civil, as sociedades ocidentais/orientais e a guerra de posição/movimento. Para isso, basicamente citar-se-á as obras do próprio autor, "Maquiavel, a política e o Estado moderno"2 e "Cadernos do
∗
Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Direito
Administrativo e Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu de Direito do Centro Universitário
Positivo. Autor do livro "Terceiro setor e as parcerias com a administração pública: uma análise crítica" (Fórum, 2006). Endereço eletrônico: tarsocv@uol.com.br.
1
Sobre o tema ver VIOLIN, Tarso Cabral. Terceiro setor e as parcerias com a administração pública: uma análise crítica. Belo Horizonte: Fórum, 2006.
2
(GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o