Organização Econômicas das sociedades
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA
MATÉRIA: ECONOMIA
EDILVA ADÉLIA LIMA
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA DAS SOCIEDADES
PROF. PEDRO BARBANERA
AMERICANA
2014
Sumário
INTROUÇÃO: 3
ORGANIZAÇÃO ECONOMICA: 4
ECONOMIA DE MERCADO: 5
ECONOMIA CENTRALIZADA 5
CONCLUSÃO...........................................................................................................................6
INTRODUÇÃO:
A alimentação da economia se dá com a existência das necessidades geradoras de consumo, seja de bens ou serviços.
Uma vez que existe uma busca (demanda) por esses bens e serviços, logicamente existe outro lado (empresas privadas e estatais) que através do uso de recursos produzem esses bens ou serviços para atender essa necessidade de consumo.
ORGANIZAÇÃO ECONOMICA:
Hoje em dia temos o efeito da globalização gerada pela saturação dos mercados que originam planos de expansão para outros mercados, interesses comerciais em conquistar mercados diferentes.
É válido ressaltar que os tipos de organização econômica passam a ter uma importância ainda maior dentro desse atual processo de globalização que rege a economia mundial.
Os dois tipos de organização econômicas existentes são a Economia de Mercado (capitalista) e a Economia Centralizada (socialista).
Na época da guerra fria essa diferença era muito clara. De um lado o socialismo com o poder centralizado no estado e do outro o capitalismo que aplica a livre negociação como direcionamento para as empresas existentes em seu mercado.
Com o enfraquecimento do bloco socialista devido a várias quedas desse sistema no mundo, o capitalismo tornou-se ainda mais forte.
A Economia de Mercado pode ser avaliada de duas formas: Laissez-Faire e Sistema Misto. Uma trata do mercado autocontrolado (Laissez-Faire) e a outra trata da intervenção parcial do estado (Sistema Misto).
A Laissez-Faire aborda um