Conceitos paa area da sociologia
Unidade I – Conceitos Introdutórios em Ciências Humanas e Sociais.
I.I – A sistemática de interação social.
Quando a interação entre seres vivos é identificada, esta se fundamenta em dois pressupostos: um grau positivo de tolerância mútua (sociabilidade) que venha a possibilitar algum tipo de aglomeração; e a interdependência recíproca (associação) entre os seres vivos que compõe o todo aglomerado. Ambas são essenciais, de alguma forma e em um determinado momento, para a sobrevivência e perpetuação da espécie. Outros fatores de interação, além dos anteriores, poderiam ser evidenciados. Porém, tanto a tolerância mútua como a interdependência entre os seres vivos, independem da classificação destes enquanto animais da espécie humana.
Enquanto que, para os demais seres vivos a sociabilidade e a associação, como fatores de interação se originam em um processo de adaptação natural da própria espécie, para os seres humanos a interação é intrinsecamente social. Ou seja, entende-se por interação social aquele que compreende padrões de ação e conduta (por exemplo, codificação e decodificação por meio da linguagem falada e da expressão escrita), padrões sócio-culturais, sócio-econômico produtivos, ideológicos, dentre outros, que deverão nortear as relações entre os indivíduos e a sociedade como um todo.
No contexto da organização das sociedades, a interação política faz parte do contexto das interações sociais. Embora toda interação política seja fundamentalmente social, nem toda interação social é fundamentalmente política. Primeiro, porque a política é um instrumento por intermédio do qual a sociedade estabelece os seus meios de organização social. Segundo, porque a política pressupõe, mutatis-mutandis, a busca pelo exercício do poder, ou do fazer prevalecer uma determinada argumentação sobre outra.
I.III – O processo de desenvolvimento histórico civilizatório da sociedade.
No decorrer