rosca
Nesse contexto, “o espaço é concebido como o lócus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade”. (LEFÉBVRE, 1976 apud Santos). Assim sendo, constitui uma relação indissociável com a sociedade que o transforma, através de suas ações e seu trabalho, de acordo com suas necessidades. Se inicialmente o espaço tem o papel de servir de abrigo, fornecer segurança e oferecer o exercício da vida, uma vez ocupado demandará uma organização e estabelecimento de relações de poder; e assim assumirá diferentes significados para os diversos grupos sociais. (SAQUET, 2007).
Dessa forma, através dessa interação, o espaço vai sendo transformado pela organização social e econômica daqueles que o habitam, ancorando-se em padrões culturais e transformando o espaço geográfico - e todas as relações que nDe um modo geral, a formação socioespacial é o resultado da interação entre os modos de produção assumidos pela sociedade ali alocada em função das particularidades geográficas e vocação econômica locais. Sendo assim, o espaço como um todo, inclui a esfera geográfica, social e econômica que resulta dos modos de produção e da maneira como eles se organizam e se arranjam.
Nesse contexto, “o espaço é concebido como o lócus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade”. (LEFÉBVRE, 1976 apud Santos). Assim sendo, constitui uma relação indissociável com a sociedade que o transforma, através de suas ações e seu trabalho, de acordo com suas necessidades. Se inicialmente o espaço tem o papel de servir de abrigo, fornecer segurança e oferecer o exercício da