Pesquisa com alimentos naturais.
Isabel Lorenzetti
4ºbimestre
Serviço Social
Bananas terão papel-chave na alimentação em mundo 'aquecido'
Conclusão consta em estudo recém-divulgado que afirma que produto pode resistir melhor a aumentos de temperatura.
Da BBC
Comente agora saiba mais
Aumento de temperatura ameaça produção de cacau, alerta estudo
Cem milhões podem morrer até 2030 pela mudança climática, diz estudo
Mudança climática pode dar prejuízo de R$ 450 bilhões até 2050 a MG
Um relatório recém-divulgado afirma que as mudanças climáticas poderão fazer das bananas uma fonte alimentar crucial para milhões de pessoas.
A conclusão é parte de um relatório elaborado pelo Grupo Consultor de Pesquisas Agrícolas Internacionais (CGIAR, na sigla em inglês), uma entidade que reúne pesquisadores de todo o mundo e que visa reduzir a pobreza rural, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde e a nutrição humana, fazendo uso de um gerencialmento sustentável de recursos naturais.
De acordo com o CGIAR, a fruta poderá vir a substituir a batata em alguns países em desenvolvimento. Atendendo a um pedido do Comitê da ONU para Segurança Alimentar, especialistas analisaram os efeitos de mudanças climáticas em 22 das mais importantes commodities agrícolas mundiais.
Eles preveem uma queda na produção de batata, arroz e trigo - três dos produtos agrícolas que mais oferecem fontes de calorias. Eles afirmam que o cultivo de batata, que cresce melhor em climas temperados, poderá sofrer com aumentos de temperatura e mudanças climáticas.
Os autores afirmam no relatório que estas mudanças poderão oferecer ''uma oportunidade para o cultivo de certas variedades de bananas'' em regiões de altitude mais elevada, até mesmo nos locais em que atualmente batatas são cultivadas.
Fruta seria opção em países atingidos por climas extremos (Foto: BBC)
Opção
''Não é necessariamente uma fórmula mágica, mas haverá regiões em que, à medida em que as temperaturas forem aumentando, as