Aula de bioquímica - colesterol
COLESTEROL
O colesterol é sintetizado por praticamente todos os tecidos em seres humanos, embora o fígado, intestino, córtex adrenal e tecidos reprodutivos façam as maiores contribuições ao colesterol corporal.
Este é o esterol mais abundante no corpo dos seres humanos, realizando uma série de funções essenciais no nosso organismo.
Por exemplo, é um componente de todas as membranas celulares, funciona como precursos dos ácidos biliares, hormônios e vitamina D.
Assim sendo, é de extrema importância que as células dos principais tecidos do corpo recebam um suprimento contínuo de colesterol.
Para preencher esta necessidade, evoluiu uma complexa série de mecanismos de transporte, biossíntese e regulação.
Principais fontes de colesterol hepático
Colesterol da dieta
Síntese de novo hepática
Colesterol sintetizado nos tecidos extra hepáticos
Quilomicron remanescente Secreção de
HDL e VLDL
HDL
Colesterol livre secretado na bile
Conversão em sais e ácidos biliares
Principais rotas da saída do colesterol
1
Prof. Frederico Tourinho, Ph.D.
1. ESTRURURA DO COLESTEROL
O colesterol consiste de quatro anéis fusionados, com os carbonos numerados em sequência, e uma cadeia ramificada de hidrocarboneto, ligada ao anel D, e uma hidroxila
no
carbono
3
da
estrutura
conhecida
como
ciclopentanoperhidrofenantreno.
2
Prof. Frederico Tourinho, Ph.D.
1.1 Esteróis
Os esteróides com 8 a 10 átomos de carbono na cadeia lateral em C17 e um grupo álcool hidroxila em C3 são classificados como esteróis, e o colesterol é o principal esterol nos tecidos animais.
1.2 Ésteres de colesterila
A maior parte do colesterol plasmático está em forma esterificada, ou seja, com um ácido graxo ligado ao carbono 3 (que contêm a hidroxila), o qual torna a estrutura ainda mais hidrofóbica.
3
Prof. Frederico Tourinho, Ph.D.
2. SÍNTESE DO COLESTEROL
Todos os