Humanismo
Comércio Exterior – 2º Semestre /2014
Disciplina: Humanismo e Responsabilidade Social
Professora: Mirian Vicente
Grupo:
Bruna de Oliveira Pires
Bruna Orlandi HackmannBruno Sartório VenditiDanilo dos Santos
Thamiris Cristina BeroliniInstituição escolhida
GABRIEL (Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de transplante Infantis e Estudo do tubo neuraL)
Endereço: Rua São Luis, 458 – sala 3Vila Teller – Indaiatuba
Telefone: 19 3801 2047 / 19 99143 2737
Site: gabriel.org.br
SOBRE A INSTITUIÇÃO
A GABRIEL nasceu na tentativa de doação de órgãos de Gabrielle de Azevedo Carvalho, nascida com anencefalia (ausência de cérebro), no dia 24 de Maio de 1998. No terceiro mês de gravidez, o casal Maria Inês e Valdir, ambos com 40 anos na ocasião, constataram através de exames pré-natais, que o bebê que estavam esperando possuía esse tipo de malformação. Era a segunda ocorrência, pois 10 anos antes já haviam perdido outra filha com a mesma malformação. Apesar de terem sido orientados a solicitar judicialmente a interrupção da gestação, optaram por mantê-la até o final e após o nascimento de Gabrielle e seu inevitável falecimento, efetuar a doação de seus órgãos, na tentativa de ajudar crianças que aguardavam um transplante, a exemplo do que já havia ocorrido nos EUA e Itália.
No entanto, a doação foi rejeitada pela Central de Transplantes, alegando-se que essas crianças não poderiam ser doadoras, pois a ausência de cérebro impossibilitaria a confirmação de morte encefálica obrigatória nos casos de doação. A lei no. 9.434 que regulamenta a doação de órgãos no Brasil não prevê esses casos. A partir daí o casal se engajou na luta pela normatização das doações de órgãos de bebês nascidos com anencefalia.
Durante a trajetória, tomaram conhecimento da situação do processo doação/transplante no país e optaram em ampliar sua atuação tornando-a uma organização voltada à sensibilização e conscientização sobre a