Humanismo
HUMANISMO
Escola Estadual Helena Magalhães
Aluno: Jorge Vitor dos Santos Bento
Serie: 1° V2
Professora: Luciana
Disciplina: Literatura
Quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Sumário
Definição …........................................................................................ 3 Contexto Histórico e Cultural …................................................. 4 - 5 Características …............................................................................... 6 Autores e Obras …............................................................................ 7 Referencia Bibliográfica …............................................................... 8
3
Definição
Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.
4
Contexto Histórico
O humanismo marxista é uma linha interpretativa de textos de Marx, geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história.
É baseado nos manuscritos da adolescência de Marx, nos quais ele critica o idealismo Hegeliano que apresenta a história da Humanidade como realização do espírito.