Trabalho Academico
1- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
De acordo com Djalma (2002) organização da empresa é o agrupamento de atividades e recursos para que se obtenham objetivos e resultados estabelecidos.
Segundo Stoner (1992) estrutura organizacional é a forma na qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.
Os benefícios de uma estrutura organizacional bem estruturada são vários, dentre eles podemos citar: identificação das tarefas, organização das funções e responsabilidades; informações; recursos e feedback aos funcionários; condições motivadoras.Toda empresa possui uma estrutura formal e informal. A estrutura formal é planejada e formalmente representada pela organização da empresa; já a estrutura informal compreende a interação social das pessoas, isso significa que se desenvolve quando as pessoas se reúnem. São relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros da organização.
De acordo com o site PORTAL DO ADMINISTRADOR existem seis tipos de estrutura organizacional, são eles: funcional, clientes, produtos, territorial, por projeto e matricial.
Segundo Prentice Hall (1984), a estrutura organizacional atende a três funções básicas. Em primeiro lugar, as estruturas tencionam realizar produtos organizacionais e atingir metas organizacionais. Em segundo lugar, as estruturas destinam-se a minimizar ou pelo menos regulamentar a influencia das variações individuais sobre a organização. Impõem-se estruturas para assegurar que os indivíduos se conformem as exigências das organizações e não o inverso. Em terceiro lugar, as estruturas são os contextos em que o poder sobre é exercido (as estruturas também estabelecem ou determinam quais posições tem poder sobre quais outras), em que as decisões são tomadas (o fluxo de informação que entra numa decisão é basicamente determinado pela estrutura) e onde são executados as atividades das organizações. Por outro ângulo podemos ver que as estruturas