Terceiro setor
Terceiro Setor Conceito: O Estado constitui o Primeiro Setor da sociedade, ele é responsável pelas questões sociais. As questões de âmbito individual são organizadas pelo Segundo Setor (empresas privadas que tem como objetivo o lucro).
O Terceiro Setor não é público nem privado, mas sim uma fusão da sociedade com Privado para um fim público, suprindo muitas vezes as falhas do Estado. O Terceiro Setor composto por organizações, institutos e associações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela participação voluntária, que tem objetivos sociais ou de interesse público, cujo objetivos é proporcionar benefícios a sociedade e promover a melhoria na qualidade de vida, Ex: realizando eventos culturais, atendimento médico, campanhas educacionais entre tantas outras atividades que não soa integralmente supridas pelo Estado.
O Terceiro Setor por Fernandes (1994b, p.21) O Terceiro Setor denota um conjunto de organizações e iniciativas privadas que visam ã produção de bens de serviço de mútua ajuda. Este é o Sentido positivo da expressão. “Bens e serviços públicos”, neste caso, implicam uma dupla qualificação: não geram lucros e respondem às necessidades coletivas.
O Terceiro Setor apresenta-se, muitas vezes, como alternativa de inclusão social de parte da sociedade desprovida de meios e habilidades exigidas pela sociedade capitalista, tais como uma educação de qualidade voltada para o mercado de trabalho.
Em um primeiro momento, entende-se Terceiro Setor como o conjunto de iniciativas de grupos privados destinados ao interesse público. Diferenciam-se, assim, do primeiro setor e do segundo setor, desenvolvendo atividades sob diversas formas, tais como associações, entidade de classe, fundações privadas, instituições filantrópicas, movimentos sociais organizados, organizações não-governamentais, assim como outras organizações assistenciais ou caritativas da sociedade civil