conclusão do ultimo capitulo do livro terceiro setor Carlos montano
Mudanças na historia Brasileira. Ana Maria Augusta Dos Santos.
Segundo o Texto a politica de atendimento a infância e ao adolescente em situação de abandono com a implantação da politica de atendimento em sofrendo transformação com evolução passada do domínio da igreja para entidades ate o governo assumir a responsabilidade.
A “roda dos expostos” foi utilizada no período colonial por muito tempo, se trata de artefato de madeira fixado ao muro ou janela do hospital onde are colocada a criança, onde ao gira a criança ficava adentro de hospital sem ser identificada a pessoa que colocou estas rodas dos expostos instalados na santa casa de misericórdia foi segundo por uma tradição portuguesa, Salvador (1726), Rio De Janeiro (1825), Recife (1789) e em São Paulo (1825).
No Inteiro do império, onde foram as primeiras iniciativas de atendimento da criança abandonada, onde era cuidado pelas amas-de-leite externas, onde aos sete anos voltaram para casa de famílias.
Por denúncia de abusos e de óbvios de verbas passou a ser controlado pelo governo, onde foram implantadas mudanças, uma das primeiras mudanças foi em relação às amas-de-leite por falta de higiene e conhecimento, teve alto índice de mortalidade infantil, a segunda mudança, foi sobre o anonimato do expositor, onde facilitava o abandono do filho não desejado, onde foi extinto em 1950.
Em 1979 foi o ano internacional da criança por indicação da ONU (organização das Nações Unidas) para chamar atenção dos problemas das crianças em todo mundo, onde foi introduzido de mudanças nos direitos da criança e do adolescente na Constituição Federal de 1988.
Art.227: é dever da família da sociedade e do Estado assegurar a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito á vida, á saúde, a profissionalização, á cultura, á dignidade ao respeito, á liberdade à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação,