Terceirização
TERCEIRIZAÇÃO
Aluno: Marcos Paulo Profª: Valéria
GOIÂNIA
2014
TERCEIRIZAÇÃO
O ramo empresarial tem passado por grandes transformações, aumentando o grau de competição entre as organizações e as exigências pela busca da sobrevivência e competitividade. Nesse contexto, as empresas precisam se empenhar para implementar melhorias na gestão, e uma alternativa importante é a terceirização.
A terceirização é o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente por uma corporação especializada, contratada para desenvolver esta parte do negócio. Esta prática que se generalizou com sucesso para atividades periféricas como limpeza, transporte, manutenção, entre outros, passou a ser aplicada também á atividades mais importantes para empresa como marketing, design, sistemas de informação, manufatura.
As empresas estão utilizando cada vez mais esse processo, pois, com a terceirização se ganha qualidade, especialidade, melhor técnica e tecnologia, eficiência, desburocratização, incremento de produtividade, dentre outras vantagens. Possibilitando também a redução de custos do produto para a empresa e para o consumidor final.
Até então o único instrumento regulamentador da questão é a súmula 331 do TST, que passou a considerar a legalidade da terceirização somente se for ligada á atividade meio da empresa contratante, ou seja, desde que esta não atinja a atividade fim da empresa. Porém surge um impasse, pois não há consenso doutrinário sobre o que seriam tais atividades, até mesmo porque na dinâmica empresarial em pouco tempo uma atividade meio pode converter-se em atividade fim e vice versa, assim dificultando a aplicação da regra, gerando interpretações diferentes, insegurança jurídica, ambiente de negócios desfavorável, trabalhadores desprotegidos e aumentando os conflitos judiciais.
Várias empresas vêm