Terceirização
Resumo: A terceirização faz referência à técnica que as empresas empregam cada vez mais frequentemente de contratar outras empresas, para executar serviços que antes eram realizados internamente nas empresas. O trabalho apresentado destaca a estratégia da empresa de cosméticos Natura em relação a sua terceirização de produção. Mostrando os objetivos da implantação dessa estratégia, onde a Natura com isso já conquista considerável espaço na América Latina.
Palavra-Chave:Terceirização; Setor de Cosméticos; Natura.
1. Introdução
O trabalho é descrito de acordo com o conhecimento e informações direcionados á Terceirização da produção, especificamente na área de empresas de cosméticos Natura Cosméticos S.A.. Ao decorrer do mesmo pode-se observar as vantagens e desvantangens desta estratégia.
Segundo Cário (2010), na terceirização as empresas passam a transferir para outras empresas, atividades consideradas periféricas e complementares, com o propósito de reduzir custos de produção.
A terceirização tem um forte propósito de cortar custos associados a despesas físicas e financeiras da estocagem de certos produtos. O modelo tradicional de terceirização permite que a empresa contratante solucione os problemas imediatos, os de curto prazo, com um objetivo único reduzir os seus custos.
Para tanto, o trabalho apresentado fala sobre a estratégia de terceirização da produção de cosméticos da empresa Natura, estratégia essa que hoje em dia vem sendo uma boa opção para os produtores.
2. Metodologia
Este trabalho consiste em um estudo sobre terceirização de produtos da empresa Natura Cosméticos S.A., através de pesquisas sobre a empresa na internet e com pesquisas em literatura sobre a terceirização.
3. Terceirização do setor de cosméticos
3.1. Caracterização do Setor de Cosméticos
A estrutura de mercado do setor de cosméticos é o oligopólio, por ter um pequeno número de empresas dominando o