terceirização
A prática da terceirização teve início nos Estados Unidos por volta dos anos 40, surgiu após a segunda guerra mundial, nos países competitivos. As indústrias bélicas teriam de se concentrar no desenvolvimento da produção de armamentos usados contra a força do eixo, daí a necessidade de suporte de empresas prestadoras de serviços. Desde então a terceirização tem tido papel importante nas organizações. A partir de experiências desenvolvidas marcam esse cenário no Brasil e nos países de primeiro mundo, esse processo facilitaria porque passaria a desenvolver atividades meio, a fim de que, atividades fim estivessem mais próximas do objetivo final, vitais. Trata-se de um processo legal, regulamentado pelo Código Civil Brasileiro. (FRANCO DÉCIO H., RODRIGUES EDNA A., CAZELA MOISES M. 2009, p. 80).
O termo terceirização, em inglês chamado de outsourcing, pode ser definido como o processo por meio do qual determinada atividade executada por uma organização passa a ser suprida por terceiros.
O termo terceirização, em inglês chamado de outsourcing, pode ser definido como o processo por meio do qual determinada atividade executada por uma organização passa a ser suprida por terceiros. (Extraído da Web aula um da PLT – Programa Livro Texto/ Anhanguera).
Os serviços normalmente contratados são os de portaria, vigilância, limpeza, manutenção, transportes, fornecimento de refeições, serviços médicos, etc.
A redução de custos é comprovada na contratação de serviços terceirizados. Funcionários devem ser preparados para essa adaptação, seguindo um plano de terceirização e seguir algumas etapas para a realização e satisfação desta implantação.
O mesmo também ocorre especificamente em relação às atividades da área de Tecnologia da Informação, desde o início da utilização dos computadores nas organizações até os dias atuais. Diversos são os motivos que levam as organizações a terceirizar, parcial ou totalmente, suas diferentes