Terceirização
Terceirização
Outsourcing expressão em inglês, que significa "terceirização". Podemos observar 3 maneiras diferentes de definir terceirização, são elas:
• É a tendência de transferir, para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa.
• Tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares.
• Processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros- com os quais se estabelece uma relação de parceria- ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.
A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta administrativa já há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas, que não cabem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.
Importante destacar que assegurado o seu entendimento, abrem perspectivas de sucesso da aplicação da Terceirização, dois itens: PROCESSO DE GESTÃO e PARCERIA.
O conceito processo de gestão entendida como uma ação sistêmica, processual, que tem critérios de aplicação (início, meio e fim) e uma ótica estratégica dimensionada para alcançar objetivos.
O conceito de parceria, onde o fornecedor se integra num comprometimento de verdadeiro sócio do negócio do cliente.
No Mundo
• 15,5% da mão de obra em atividade no mundo são de empregados terceirizados 15,5% representam 376,8 Milhões de Ocupações Terceirizadas
No Brasil
• 1,9% da mão de obra em atividade no mundo são de empregados terceirizados localizados no Brasil 1,9% representa 7,1 Milhões de Empregados Terceirizados no Brasil
Fonte: Pesquisa Terceirização – Roberto Santiago – Junho 2008
Lembre-se você não deve terceirizar tudo, faço-o apenas com sentido de melhora para empresa naqueles