terceirização de serviços
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Blumenau (SC)
2014
CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Trabalho de Administração de serviços apresentado ao professor
Blumenau
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A terceirização de serviços na Administração Pública tem crescido muito nos últimos anos. Seu crescimento deve-se em parte à necessidade de redução dos quadros de pessoal do Estado. Em função disso, a terceirização utilizada pelo governo apresenta uma característica curiosa que a distingue da terceirização privada.
No Brasil também há uma espécie de dúvida quanto ao início exato da terceirização. A primeira noção desta conduta veio com a abertura do mercado interno às multinacionais na década de 1950 que, influenciadas pelas recentes tendências industriais (Taylorismo e Toyotismo), focalizavam os objetivos e princípios da empresa e apresentavam todos os esforços para o êxito do negócio.
Contudo, percebe-se que a crise de 1929 ocasionou no Brasil um processo bastante semelhante: cafeicultores que viram como única saída para o problema o investimento do restante de seu capital em indústrias empregaram terceiros para execução de tarefas secundárias no intuito de poupar à verba destinada a mão-de-obra.
O Projeto de Lei nº1347, do Deputado João Alves, que posteriormente converteu-se na Lei nº6019/74, apresentava como justificativa o fato do conjunto de trabalhadores temporários serem representados por indivíduos que não dispõem de tempo integral para um emprego regular; que encontram dificuldade em encontrar um emprego fixo por causa da idade, principalmente; que ainda não decidiram sua profissão definitiva