Terceirização de Serviços
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Caroline de Oliveira Pereira
Delia Mendonça de São Thiago
Marilea Aparecida Schneider da Silva
Viviane de Souza
Blumenau (SC)
2015
SUMÁRIO
Introdução 02
Terceirização de serviços 03
1. O que é terceirização? 03
2. Como fazer a terceirização 03
3. Vantagens e Desvantagens 04
4. Legislação aplicada 04
5. Exemplos de empresas terceirizadas 05
6. Estatísticas sobre segmento do mercado de terceirização 06
Tabelas de 1 a 6 06
Conclusão 10
Referências 11
INTRODUÇÃO
A necessidade de criar e sustentar vantagens competitivas tem proporcionado o surgimento de novos negócios com o intuito de reduzir custos e tornar os produtos e serviços mais competitivos. Nesse contexto, surgiu a terceirização, que ganha destaque e se solidifica como uma das atividades mais eficientes na racionalização de recursos humanos, essa nova modalidade de buscar fora tudo aquilo que não é essencial e estratégico para a atividade-fim das empresas. Esta já é uma prática antiga nas grandes economias mundiais, entretanto, apesar de ter surgido no Brasil no final da década de 50, com as montadoras de automóveis, a terceirização somente agora está tomando impulso no país. O presente estudo tem o objetivo de ressaltar as principais vantagens e desvantagens da terceirização, abordando, ao mesmo tempo, questões relacionadas à conceituação e legislação.
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
1. O QUE É TERCEIRIZAÇÃO?
Quando as empresas precisam de especialização ou habilidades que elas não possuem dentro de suas organizações, elas geralmente recorrem à terceirização para resolver seus problemas.
A terceirização significa justamente o que a palavra diz: "sair" para descobrir a "fonte" do que se precisa. Atualmente, muitas empresas terceirizam o que precisam para atender seus consumidores internos e