Problemas de Ovulaçao
Na medicina, uma ovulação incorrecta (como a ovulação de oócitos imaturos ou com alterações morfológicas ou genéticas) ou a ausência de uma ovulação quando esta deveria ocorrer tem como nome anovulação.
A hormona GnRH (produzida pelo hipotálamo) activa a produção de LH e FSH na hipófise que irão influenciar o desenvolvimento dos folículos ováricos bem como a maturação dos oócitos e a segregação de outras hormonas como a progesterona e os estrogénios. As disfunções ovulatórias são causadas na sua maioria por: disfunções hormonais como a hiperprolactinemia e a síndrome dos ovários poliquísticos, malformações anatómicas a nível dos ovários, endometriose.
Hiperprolactinemia – Assim que existe uma hiperprodução de prolactina (hormônio responsável pela produção do leite), a libertação da hormona GNRH tende a ser inibida o que significa que a hipófise deixará de segregar LH e FSH de forma normal deixando de haver um bom desenvolvimento folicular, ovulação e menstruação ficando todo o ciclo sexual comprometido. Hipogonadismo é um termo médico para um defeito no sistema reprodutor que resulta na diminuição da função das gónadas (produzir hormonas e gametas). Galactorreia é a produção de leite fora do período pós-parto ou de lactação. Andrógeno adrenal dispara o início da puberdade em homens e mulheres O hirsutismo é definido como o crescimento excessivo de pêlos terminais 1 na mulher,2 em áreas anatômicas características de distribuição masculina. Amenorreia significa ausência de menstruação. Dispaurenia é um termo médico genérico para dor intensa na relação sexual e logo após o ato. 5-alfa redutase é uma enzima que converte a testosterona, o hormônio sexual masculino, em um outro mais potente, a di-hidrotestosterona:
Endometriose – É também uma doença congénita, em que existem focos de endométrio espalhados em várias regiões do corpo. Os focos ectópicos de endométrio surgem durante o desenvolvimento