métodos contraceptivos
A pílula combinada
É um medicamento em forma de comprimido, feito com hormônios sintéticos que impedem o amadurecimento do óvulo e a ovulação. É um método quase 100% seguro para se evitar a gravidez.
Ao iniciar o uso da pílula recomenda-se usar também outro método contraceptivo, como a camisinha, pois pode ser que ocorra a ovulação.
Em cada cartela de pílula existem 21 comprimidos. O primeiro deve ser tomado no quinto dia depois da chegada da menstruação, além disso, deve ser tomada em todos os 21 dias e sempre no mesmo horário.
Há outros de anticoncepcionais à base de hormônios, e todos eles devem ser usados com acompanhamento médico, pois para algumas mulheres podem trazer problemas de saúde. O uso por adolescentes merece cuidados ainda maiores, pois podem interferir no desenvolvimento do organismo.
Tabelinha: um método arriscado
É um método natural, que não emprega nenhum material ou remédio. Consiste em não ter relações sexuais no período fértil, ou seja, no período mais próximo da ovulação. Por isso, só dá certo em mulheres que têm o ciclo menstrual bem regular, podendo, mesmo assim, falhar por pequenas irregularidades.
Se a mulher menstrua de 28 em 28 dias, a ovulação deverá ocorrer do 14º dia – esse é o dia mais fértil. E não deve ter relações sexuais 4 dias antes e 4 dias depois da ovulação.
Marque nos parênteses à esquerda V, quando a sentença tiver sentido verdadeiro, ou F, quando o sentido for falso
( F ) Em cada cartela de pílula existem 21 comprimidos. O primeiro deve ser tomado no quinto dia antes da chegada da menstruação, além disso, deve ser tomada em todos os 21 dias e sempre no mesmo horário.
( V ) Ao iniciar o uso da pílula recomenda-se usar também outro método contraceptivo, como a camisinha, pois pode ser que ocorra a ovulação.
( F ) A tabelinha pode ser usada por qualquer mulher, mas só é 100% eficaz nas mulheres que têm o ciclo menstrual regular.
( V ) Se a mulher menstrua de 28 em 28