Trabalhgo
Ao decorrer da história e da evolução do ser humano, a postura humana sofreu várias modificações. Junto com o advento da industrialização vieram os problemas posturais nos trabalhadores. Portanto, os problemas posturais são frutos de atividades do homem moderno, são consideradas doenças da civilização que estão intimamente ligadas ao trabalho dos indivíduos por incluir movimentos repetitivos, vícios posturais, vida sedentária e entre outros.
Os funcionários de Call Center e os digitadores além de apresentarem alterações posturais, também estão susceptíveis a problemas psicológicos, muitos reclamam de estresse, preocupação, frustração, ansiedade, de más condições de trabalho. Estes fatores psicológicos interferem nas condições físicas dos trabalhadores. A grande maioria sente dores musculares devido à tensão emocional. Os músculos tensionados podem acarretar problemas futuros mais graves como contratura muscular e até mesmo prejudicar a amplitude de movimentos de algumas articulações importantes para a execução do seu trabalho. A coluna vertebral é a parte anatômica do corpo que mais é prejudicada nos trabalhadores de Call Center e digitadores por passarem horas sentados, e esta postura é a que mais causa compressões sobre os discos intervertebrais.
Segundo o Ministério da Saúde (2005), cerca de 80% dos trabalhadores sofrem de alterações posturais ou dores na coluna. Dentre as variadas áreas de trabalhos existentes, os trabalhadores de Call Center e os digitadores apresentam um índice elevado de distúrbios posturais devido às suas condições de trabalho. Estes trabalhadores ficam horas sentados em frente a um computador, fazendo movimentos repetitivos; o âmbito que envolve estes indivíduos é propício para o desencadeamento de alterações posturais. Devido à modernidade e à inclusão digital este índice pode se elevar absurdamente, pois a cada dia vem crescendo o número de pessoas que apresentam alterações posturais.
Os profissionais estudados