Terceiriza o
TERCEIRIZAÇÃO
Bianca Silva
Poços de Caldas
2008
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. TERCEIRIZAÇÃO 4
2.1. O que é a terceirização 4
2.2. Principais Conceitos 5
2.3. Principais Elementos 5
2.4. Como a cultura e a política da organização pode influenciar a implementação dessa técnica/modelo em específico? 7
2.5. Aplicabilidade da terceirização 10
2.6. Programa de Implementação 10
2.7. Impactos na organização (mudança) 11
3. ANÁLISE 13
3.1. Considerações a serem feitas na aplicação da terceirização 13
3.2. Como evitar a resistência na aplicação deste serviço 14
4. CONCLUSÕES 16
REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
Segundo Leiria (1994), a terceirização teve início nos Estados Unidos antes da Segunda Guerra Mundial, momento este em que a atividade de terceirização foi impulsionada uma vez que a indústria armamentista precisava ampliar sua produtividade e passou então a terceirizar seus serviços. No entanto, passou a ser utilizada como uma ferramenta empresarial com o crescimento das indústrias a partir da década de 50. No Brasil passou a ser implantada na década de 80 com a chegada das empresas multinacionais que passaram a terceirizar serviços como limpeza vigilância, alimentação, etc.
Inicialmente esta pratica possuía a finalidade apenas de reduzir custos com mão-de-obra. Mas vale ressaltar que a terceirização não é uma solução para os problemas e limitações das organizações, mas sim uma estratégia de ação.
Terceirizar uma atividade nada mais é que repassar a terceiros a sua realização. Em termos empresariais, podemos dizer que é o repasse de uma atividade meio a terceiros. Atividade meio é aquela que se presta a dar condições que uma empresa atinja seus objetivos sociais.
Qualquer terceirização tanto de equipamentos, quanto de mão-de-obra e serviços, deve ter uma pré-avaliação para que fique clara a qualificação do contratado quanto das necessidades do contratante.
2. TERCEIRIZAÇÃO
2.1. O