TRABALHO ENGENHARIA DE METODOS
Uberaba – MG
2013
Universidade de Uberaba - UNIUBE
Engenharias
RELATÓRIO DE OFICINAS
Trabalho apresentado à universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina de Projeto de Oficinas II, 7º período do curso de Engenharia.
Orientador: Wagner Cardoso
Uberaba – MG
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONCLUSÃO 4
3. BIBLIOGRAFIA 5
1. INTRODUÇÃO
A metodologia de base a seguir para executar um estudo de métodos basea-se na realização de quatro atividades, que deverão ser cumpridas com rigor para que o resultado final seja viável e se evite a perda de oportunidades de melhorias resultantes uma má aplicação:
Observação
Recolha/ registro de dados e informação
Análise crítica
Proposta de novos métodos ou oportunidades de melhoria.
Com intenção de melhorar o desenvolvimento do processo da produção, Taylor em 1881 introduziu o estudo de tempo, para isso ele começou a medir trabalho sempre procurando saber como eliminar os desperdícios do esforço humano, saber qual a melhor maneira de se executar uma tarefa.
O estudo de tempo é a determinação de tempo que uma pessoa qualificada, devidamente treinada e com experiência, deveria gastar para executar uma tarefa ou operação especifica dentro do ritmo normal.
A finalidade do estudo de tempo é estabelecer padrões de produção, fornecer dados para determinação de custos e fornecer dados para balanceamento de linhas de produção. Existem métodos para o desenvolvimento do tempo desses padrões de produção que são a cronometragem, tempos sintéticos e amostragem de trabalho.
Para que estas medições seja realizada é necessário alguns equipamentos, que são a filmadora, o cronômetro de hora centesimal, a folha de observação e a prancheta para observações.
CRONOMETRAGEM
Para medir o trabalho, a cronometragem é um dos métodos mais usados, ela determina a quantidade de tempo necessária para se executar uma operação