TERCEIRIZA O
FERRAMENTA PARA A REESTRURAÇÃO PRODUTIVA
Com a chegada 2ª Guerra Mundial, nos EUA as empresas responsáveis pela fabricação de material bélico para as forças aliadas passaram a delegar a outras empresas certo tipo de atividades de suporte à produção de armamentos, reservando para si as essenciais.
Esse processo continuou sendo aplicado ao longo da guerra tendo, posteriormente, se consolidado como uma nova técnica administrativa, mundialmente conhecida como outsourcing. No Brasil, essa técnica passou a ser difundida por volta de
1950, quando por aqui surgiram as primeiras montadoras de automóveis, sendo conhecida como contratação de serviços de terceiros cuja função, no meio empresarial, era, unicamente a redução de custos.
1. CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização consiste em transferir para empresas terceirizadoras, tarefas que não constituem o objetivo central da organização, tais como limpeza, alimentação, manutenção, segurança, recepção, serviços estratégicos e até etapas do processo produtivo.
1.1 Vantagens
•Concentração de esforços da empresa na atividade principal
•Agilização da produção
•Redução de custos
•Redução do espaço físico ocupado
•Possibilidade de realizar alianças estratégicas
Núemt
Fonte: www.sindeprestem.com.br
1.2 Desvantagens
Alguns empregadores utilizam-se da terceirização para lesar seus funcionários, demitindo-os e recontratando-os como terceiros para que exerçam a mesma função, porém com salário menor, com o intuito de reduzir os custos.
2. CARACTERÍSTICAS DA
TERCEIRIZAÇÃO
A terceirização tem como objetivo principal aumentar a agilidade de tomada de decisões no âmbito empresarial, além de aumentar a competitividade das empresas e melhorar a qualidade da produção.
2.1 Aumento da flexibilidade do trabalhador das empresas terceirizadoras
O funcionário de uma empresa que presta serviços terceirizados, é mais flexível em relação ao que trabalham em um ramo específico. Pois a funcionária que é responsável pela